terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Brasil Democrático

Por Bruno Menezes
Após os mais de 100 anos de república no Brasil, o país elege sua primeira presidente mulher. Mas isto é motivo de comemoração?
O que importa se o presidente é homem,mulher, negro, branco, alto, baixo tudo não passa de características físicas. O importante são as ideias do presidente para mudar o país. Pois bem, nessas eleições, no segundo turno, eu votei nulo. Fui acusado de não estar pensando no melhor para o país e ouvi muitas criticas dizendo que quem vota nulo é indeciso. E muitas pessoas indecisas diziam que os dois candidatos eram fracos, porém devemos votar no “menos pior”.
Para o estudante Rafael Boldrini, 18, isso não é verdade. “Eu votei nulo, pois para mim não tem essa de votar no ‘menos pior’, prefiro votar em um candidato que valha a pena.”
As duas campanhas se tornaram rixas pessoais – Principalmente no segundo turno – e os debates que deveriam servir para discutir e esclarecer propostas para o eleitor, se tornaram um canal de ataque para as duas candidaturas. Isso deixou o eleitor mais indeciso de seu voto. Mas devemos deixar claro que dos mais de 4 milhões de eleitores que votaram nulo no segundo turno, muitos não fizeram isso por indecisão.
É o que explica o estudante de Relações Públicas, Thiago Malveira, 21. “Não acredito que quem votou nulo seja necessariamente indeciso, os dois candidatos não passaram confiabilidade para grande parte dos eleitores e muitas pessoas não votaram nos candidatos e sim em seus partidos”.
Alguns brasileiros tratam as eleições como um jogo, mas política é coisa séria e pode influenciar na vida de todos. Tenho orgulho de estar no 2º maior colégio eleitoral do Brasil e um dos mais críticos. Vi que nessas eleições o Brasil se envolveu mais com a democracia e espero que em 2014 se envolva muito mais debatendo as ideologias dos partidos.
E como sou brasileiro, desejo a “presidenta” Dilma Rousseff muita sabedoria para governar o país e que venha a copa de 2014.

2 comentários:

  1. É, o Brasil vai mudar graças a copa ! Nunca vi uma copa em um país que tenha uma ditadura instaurada, vai ser a primeira vez ! Te odeio, Elfo.

    ResponderExcluir